Em breve, os moradores de Stavanger, Noruega, poderão o processo de fabricação da cerveja LERVIG em seu novo centro de visitantes e produção projetado pelo escritório dinamarquês COBE. Localizado em um antigo pier industrial, o edifício oferecerá uma série de novos serviços e espaços no centro de Stavanger, como jardins e um mercado de rua. Destes pontos, os visitantes poderão observar os tanques e o processo e fermentação acontecendo no interior do edifício.
Inspirando-se na materialidade tradicional dos edifícios de produção de cerveja, os arquitetos fizeram uso da madeira para criar uma série de arcos que conecta todas as funções do edifício. Visto de cima, o complexo parece um grande parque graças ao jardim da cobertura que oferece espaços para cultivar lúpulo, vegetais e pequenas árvores frutíferas.
"Nossa ideia é criar uma atração e um destino vernacular no coração de Stavanger. Cervejarias sempre foram percebidas como instalações fechadas. Ao envolver a cervejaria com uma variedade de funções públicas dentro de uma única estrutura, podemos criar um projeto capaz de unir cidadãos e visitantes no espaço da cidade. Durante anos, o terreno serviu à indústria marítima. Com a nova fábrica de cerveja, ele se reconectará com a cidade não apenas fisicamente, mas também socialmente. Oferecendo vistas espetaculares tanto da cidade como dos fiordes, não imaginamos um edifício em altura em um local tão proeminente - mas um edifício baixo, concebido como um espaço urbano, assim como um centro de visitantes criado para celebrar a vida da cidade", diz o diretor criativo do escritório COBE, Dan Stubbergaard.
Via: COBE